tá na moda se olhar e avaliar sua vida – em todos os finais de ano – !

Seguindo a intenção mega positiva dos posts no Instagram, que é te ajudar a avaliar nesse final de ano, como foi seu ano que está se fechando e como você está preparad@ para abrir 2020, através de perguntas de alguns profissionais de diferentes áreas.

Aqui no site, trago para aqueles que falaram mais do que cabe no insta hehe, MUITO MAIS informações completas na íntegra, vou atualizando a cada dia os assuntos e os textos dos nossos participantes!

Algumas perguntas serão iguais, para ver perspectivas diferentes e outras serão diferentes/adaptadas ao ramo ou a preferência de cada um.

E para começar, o primeiro:

1- Saúde e Disposição

A Cassia, que é nutricionista em Curitiba respondeu as mesmas perguntas mas veja só como conseguimos absorver coisas diferentes de pessoas diferentes perguntando a mesma coisa:

O QUE VOCÊ FAZIA DE SAUDÁVEL ANTES DE “SER SAUDÁVEL” ESTAR NA MODA?

O mesmo que faço hoje. Exercícios, sono de qualidade, tomar água e comer comida de verdade… Arroz, feijão, vegetais, frutas… hábitos que vieram de berço.

O QUE FUNCIONA PARA VOCÊ TER MAIS DISPOSIÇÃO NO SEU DIA A DIA?

Atividade física é primordial, evitar o excesso de cafeína (Sim… Ela em excesso causa um efeito “rebote” e deixa mais cansado) evitar no dia a dia os carboidratos simples (açúcar, pães e massas refinadas). Haaa… Invisto as vezes em suplementos de nutrientes individualizados dependendo da situação.

ME CONTE UM HABITO QUE ESTÁ MUDANDO OU QUER MUDAR EM RELAÇÃO À SUA SAÚDE NOS PRÓXIMOS MESES

Quero incorporar meditação ou Yoga no meu dia a dia para ajudar na modulação do estresse. Já pratiquei meditação mas no momento estou relapsa em relação a isso.

E agora a Lu:

O QUE VOCÊ FAZIA DE SAUDÁVEL ANTES DE “SER SAUDÁVEL” ESTAR NA MODA?
Eu já possuía uma alimentação mais saudável, com mais verduras e legumes, tomava muitos chás de ervas (sem açúcar óbvio), sem excesso de frituras, busco o autoconhecimento há mais de 9 anos e sempre gostei muito da Natureza, sempre voltada para tudo que é mais Natural.

O QUE FUNCIONA PARA VOCÊ TER MAIS DISPOSIÇÃO NO SEU DIA A DIA?
Em primeiro lugar a mudança da água que bebo, ao corrigirmos a nossa água os nossos processos metabólicos se tornam mais eficientes, consequentemente disponibiliza mais energia, Disposição, reequilibra o nosso corpo, sem contar intestino que passa a funcionar diariamente, crises de dor de cabeça, azias, resfriados, tudo porque nossa imunidade é reestabelecida.

ME CONTE UM HÁBITO QUE ESTÁ MUDANDO OU QUER MUDAR EM RELAÇÃO À SUA SAÚDE NOS PRÓXIMOS MESES
Um dos hábitos que estou mudando é o horário de dormir e levantar. Acabo estimulando muito a criatividade no período da noite e quando vejo já é 1 ou 2 da manhã e ainda estou trabalhando e conversando com clientes…

2- Recursos Financeiros

Começando pelo Jorge:

QUAIS SÃO AS DICAS DE FINANÇAS PARA ESTE FINAL DE ANO E COMEÇO DE 2020?
Temos as festas de Natal e Ano Novo, viagens de férias e, no início do ano, aquelas contas, como IPTU, mensalidades dos filhos etc.
Vamos começar com as coisas mais óbvias, e de tão óbvias que são, normalmente as pessoas acabam não colocando em prática:

  1. Gastar MENOS do que se ganha; o brasileiro – por não ter o costume de elaborar um planejamento financeiro, relacionando, assim, todas as receitas e despesas – acaba agindo por impulso, gasta mais do que tem e vira presa fácil dos produtos de crédito, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito, com juros de mais de 400% ao ano. De quanto foi mesmo o último reajuste salarial? Acredito que tenha sido bem menor né?!
  2. Não é preciso virar um “Tio Patinhas”, precisamos aprender a gastar melhor o nosso dinheiro. A vida é prazerosa por causa dos gastos, uma roupa nova, uma viagem, um carro novo, porém, para tudo isso, é necessário olhar no espelho e se perguntar: NECESSITO ou DESEJO?

E PARA QUEM JÁ ESTÁ NO VERMELHO, QUAIS SÃO OS PASSOS PARA “SAIR” DELE?
Estamos com 63 milhões de pessoas negativadas, 63 milhões de pessoas que não conseguiram honrar seus compromissos financeiros, e este número é assustador.
Normalmente no último trimestre do ano, os credores, lojas, bancos e financeiras estão mais flexíveis para negociar. Ultimamente, a SERASA tem feito mutirões para quitar as dívidas com desconto de até 98%, uma baita oportunidade para utilizar os recursos extras, como 13º salário, férias, liberação do FGTS, entre outros.

O QUE AS PESSOAS DEVEM PRIORIZAR NESSES GASTOS DE FIM DE ANO E COMEÇO DE 2020?
Quem não está inadimplente e possui excesso de recurso, isto é, gasta menos do que ganha, provavelmente já vem investindo no mercado financeiro e em um plano de previdência, pode, nesse caso, aproveitar os recursos extras e se presentear com uma roupa nova, uma viagem para o exterior, ajudar um lar de idosos ou um orfanato, quando fazemos esses atos de amor, ficamos muito mais felizes no ano seguinte.

As pessoas sempre querem dar aquele agrado/presente aos familiares.

QUANDO SE ESTÁ NO VERMELHO, COMPRA APENAS UMA LEMBRANCINHA PARA NÃO FICAR “CHATO” OU PRIORIZA AS CONTAS SEM DAR AQUELE PRESENTE TRADICIONAL AOS FAMILIARES?
O comércio conseguiu desenvolver uma agenda para que o cidadão passe o ano gastando.
Dezembro = Natal
Janeiro = Férias
Fevereiro= Carnaval
Março = volta às aulas, IPVA, IPTU etc.
Abril = Páscoa
Maio = Dia das Mães
Junho = Dia dos Namorados
Julho = Férias
Agosto = Dia dos Pais (ok aqui normalmente é barato, um par de meias)
Setembro = Feriadão
Outubro = Dia das Crianças
Novembro = Feriadão
Dezembro…começa tudo novamente. Isso sem contar, aniversários, batizados, casamentos, chá de panela, chá de fraldas, dia da avó, dia do irmão, dia disso, dia daquilo, não há orçamento que aguente tudo isso.
Escolha duas ou três festividades no ano e seja feliz mantendo o orçamento em dia.

O QUE PODEMOS ESPERAR DO CENÁRIO SOCIOECONÔMICO EM 2020? PODEMOS FICAR OTIMISTAS OU AINDA TEREMOS QUE PUXAR O FREIO DE MÃO?
O Brasileiro é otimista por natureza. Ele sempre acha e espera que o ano vindouro seja melhor, mas o que ele faz na prática para que isso aconteça? Pula sete ondinhas, passa a virada de ano de amarelo para trazer dinheiro, de vermelho para trazer amor e de branco para trazer paz e acha que isso vai resolver.
O brasileiro é muito mais voltado para o consumo do que para a poupança. Normalmente poupa o que sobra, quando sobra; poupa pouco e poupa mal, pois normalmente aloca em produtos de baixa rentabilidade, como a Caderneta de Poupança, que vai render próximo de 3% em 2020 e menos que a inflação, terá, portanto, ganho real negativo.
Precisamos poupar MAIS e MELHOR.
Jorge Luis Prado é professor de Finanças para os cursos de graduação e pós-graduação da FAE Centro Universitário e Sócio-fundador do escritório SAL Investimentos credenciado à XP Investimentos.

E agora a Bia:

PARA QUEM ESTÁ PENSANDO EM GUARDAR MAIS DINHEIRO EM 2020, QUAL A PRINCIPAL DICA?
Acredito que o primeiro passo seja: NÃO DESPERDIÇAR! Em geral os brasileiros desperdiçam entre 10 e 15% do dinheiro que ganham, o que equivale a 24 horas de trabalho para quem trabalha 8 horas por dia. Se deixarmos de jogar comida no lixo, comprar roupas/sapatos/acessórios que não usamos e tomarmos outras atitudes simples para evitar o desperdício começaremos 2020 guardando 15% a mais, que tal?

QUAIS OS 3 PRINCIPAIS ERROS EM UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL?
Não incluir as contas anuais no planejamento. Muitas vezes esquecemos dos impostos, da manutenção do carro… E isso pode levar à dois caminhos: parcelas infinitas que irão comprometer o orçamento mensal ou o uso das reservas que seriam destinadas à algum sonho (o que, vamos combinar, é muito triste).
Cortar todas as coisas do dia-a-dia que trazem felicidade. Temos que pensar no futuro sim, mas não só nele, cortando todas as pequenas coisas damos espaço para a famosa auto sabotagem.
Não montar uma reserva de emergência. Ela nos assegura de que não teremos urgências que atrapalhem a realização das nossas metas e objetivos.

COMO CATEGORIZAR AS PRIORIDADES NA MINHA VIDA E INVESTIR MAIS $ NELAS DO QUE GASTAR EM COISAS DE MENOR NECESSIDADE COMO BEBIDAS, ROUPAS, ARTIGOS PESSOAIS?
Quando a gente fala de dinheiro pensamos apenas nos números, mas a verdade é que o nosso maior aliado ou inimigo para uma vida financeira saudável está na nossa cabeça. Eu percebo que temos uma tendência de fazer as coisas no modo automático, comprando por comprar sem nem prestar atenção e sair disso não é uma coisa simples de se fazer. O primeiro passo é parar para pensar (de verdade) em quais são as suas prioridades e escreve-las em algum lugar em que fique bem visível para você, como um lembrete visual mesmo. E na hora que for comprar qualquer coisa analisar se aquela compra irá contribuir com a suas prioridades ou não, assim, automaticamente você irá deixar de gastar dinheiro com bobagem. (uma boa técnica é colocar um post-it colado na carteira ou no cartão de crédito te lembrando dos seus objetivos).

QUERO INVESTIR MEU DINHEIRO PARA TER MAIS DINHEIRO NO FUTURO, QUAL O PRIMEIRO PASSO?
Nenhum produto financeiro será tão rentável quanto o retorno que você terá investindo em si mesmo, no seu desenvolvimento profissional e, também, humano. Invista em si mesmo, ganhe mais e poupe para o futuro, não pensando em multiplicar dinheiro, mas sim em mantê-lo com o mesmo valor passe o tempo que passar.


3- Plenitude e Felicidade

Começando pelo Guilherme:

QUAL A MAIOR VERDADE PRA VOCÊ SOBRE FELICIDADE? E A MAIOR CALÚNIA?
Maior verdade: que felicidade se desenvolve.
Calúnia: que felicidade seria um estado de alegria constante.

O QUE É FELICIDADE PARA VOCÊ? COMO ALCANÇA-LA?
Para mim é viver uma significativa e equilibrada. O alcance mora no entendimento do que forma este equilíbrio, da atribuição do significado e do exercício diário de ambos. Não há felicidade sem ação.

ESTÁ NA MODA ESSA COISA DE SEJA FELIZ, FODA-SE O RESTO, COMO SER FELIZ SEM PRECISAR NECESSARIAMENTE QUE O RESTO SE FODA?
Não sei dizer se é uma moda, mas acho uma abordagem perigosa. Estimula a desconexão com a realidade (que fatalmente vira acompanhada da frustração, porque a vida definitivamente não é assim) e o egoísmo. Parte da felicidade mora justamente na consciência do todo. Agora, o foda-se (continua)… Pode ser um gesto para nos livrarmos de alguns padrões que nos aprisionam e nada significam

ESTÁ NA MODA ESSA COISA DE SEJA FELIZ, FODA-SE O RESTO, COMO SER FELIZ SEM PRECISAR NECESSARIAMENTE QUE O RESTO SE FODA?
Não sei dizer se é uma moda, mas acho uma abordagem perigosa. Estimula a desconexão com a realidade (que fatalmente vira acompanhada da frustração, porque a vida definitivamente não é assim) e o egoísmo. Parte da felicidade mora justamente na consciência do todo. Agora, o foda-se (continua)… Pode ser um gesto para nos livrarmos de alguns padrões que nos aprisionam e nada significam.

“É IMPORTANTE SER FELIZ COMIGO MESMO PARA ENTÃO, SER FELIZ COM OS OUTROS”, MAIS FACIL FALAR DO QUE FAZER, COMO TRABALHAR NO MEU “EU SOU FELIZ”?
Tem uma frase do Sócrates que diz que é sábio quem tem em si tudo que leva a felicidade. Eu acredito nisso. Mas logicamente não é fácil. Viver não é fácil. O reconhecimento do poder e responsabilidade sobre a própria responsabilidade é o primeiro passo. O segundo é a constância. A ideia é acordar todos os dias com a intenção de ser mais feliz, cultivar os bons hábitos que elevam a felicidade. Lógico que teremos dias melhores e dias piores. A oscilação é natural. Só não podemos perder a esperança e a intenção diária de viver melhor.

E agora o Ubiratan:

QUAL A MAIOR VERDADE PRA VOCÊ SOBRE FELICIDADE?
Que não existe verdade absoluta, o que torna o ser humano tão especial é justamente perceber as infinitas possibilidades de viver feliz.

E A MAIOR CALÚNIA?
A ideia que a felicidade é pra poucos.

O QUE É FELICIDADE PRA VOCÊ?
Desde que comecei a escrever e pesquisar sobre felicidade esta pergunta me persegue, em um bom sentido. Já coloquei em palavras a minha definição de felicidade diversas vezes, mas ela continua se transformando todos os dias. Neste momento, sinto que felicidade é uma mistura de buscar leveza, se movimentar, admirar o que é belo e cultivar os relacionamentos.

COMO ALCANÇÁ-LA?
Olha, realmente não tenho a mínima ideia rs, Às vezes é trabalhar naquilo em que acredito, em outras é comer pipoca no cinema 🙂

ESTÁ NA MODA ESSA COISA DE SEJA FELIZ, FODA-SE O RESTO, COMO SER FELIZ SEM PRECISAR NECESSARIAMENTE QUE O RESTO SE FODA?
A meu ver, acredito em duas atitudes valiosas para sentir-se feliz: pensar e experimentar. Costumamos pensar em como vamos pagar boletos, o que vamos comer no almoço e com as tarefas do trabalho. Contudo, dificilmente, separamos um tempo pra pensar no que nos faz bem – se questionar e refletir o que nos faz feliz. É simples, dá pra fazer uma lista, discutir com os amigos, colegas de trabalho ou estudar a ciência do bem-estar. É preciso de referências pra experimentar novas atitudes e hábitos. No final das contas, a sensação de felicidade é individual, podemos receber ajuda, mas depende somente de nós mesmos(as).

É IMPORTANTE SER FELIZ COMIGO MESMO PARA ENTÃO, SER FELIZ COM OS OUTROS”, MAIS FÁCIL FALAR DOS QUE FAZER, COMO TRABALHAR NO MEU “EU SOU FELIZ”?
Como disse antes, um bom passo inicial é separar um tempo pra pensar no que te faz feliz. Outra dica é fazer práticas relacionadas a gratidão e auto-compaixão. Segundo a ciência, estes sentimentos nos ajudam a elevar o nosso nível de felicidade quase que instantaneamente. Observe a sua vida, pelo que você é grato(a)? Auto-compaixão é tratar a si mesmo(a) como se fosse um amigo querido – com leveza – ao invés de se culpar agressivamente por tudo de ruim que acontece na sua vida.

4- Realização Profissional

Começando pela Gabi:

A PALAVRA DA MODA QUE O MUNDO MAIS ESCUTOU NOS ULTIMOS TEMPOS, COMO CHEGAR MAIS PERTO DESSE TAL DE “PROPÓSITO”?
Temos que ter um propósito e fazer as coisas baseadas neste propósito.
Se fazemos as coisas primeiro e depois buscamos o propósito, vai dar errado…pois certamente não sabemos para onde estamos caminhando…
Propósito é um balizador… serve como uma bússola…
Realização profissional não tem haver necessariamente com dinheiro, mas sim no prazer em fazer o trabalho… e isso consequentemente te traz retorno financeiro…
Realização pessoal é trabalhar sem ficar contando os dias para a semana acabar ou para o esperado mês das férias… sendo feliz apenas 1 vez por ano e nos finais de semana…
Realização pessoal é mesmo em meio as dificuldades ter o prazer diário naquilo que se está fazendo…

EMPREENDER É O GLAMOUR QUE TODO MUNDO FALA?
Empreender não tem glamour algum… é arregaçar as mangas e trabalhar firme focado no propósito…não ter medo de colocar a mão na massa…

QUAL DICA VOCÊ DA PARA QUEM QUER BUSCAR MAIS SENTIDO NA SUA VIDA PROFISSIONAL POR ESTAR INSATISFEIT@?
A dica é fazer uma lista do que você faria se tivesse todo dinheiro do mundo, sem restringir a imaginação… depois ir trazendo para o plano real dentro das possibilidades o que pode ser feito a curto, médio e longo prazo…
É mudar a mentalidade, não com pensamento de que um dia vou fazer tal coisa… mas trazer este dia para o presente e começar a fazer a tal coisa desejada…

E agora a Carol:

A PALAVRA DA MODA QUE O MUNDO MAIS ESCUTOU NOS ULTIMOS TEMPOS, COMO CHEGAR MAIS PERTO DESSE TAL DE “PROPÓSITO”?
O propósito vem com o autoconhecimento. Todos nós temos essa resposta dentro de nós, ou seja, o propósito de cada um está dentro, por isso essa conexão com nós mesmos é o caminho.

COMO VOCÊ CHEGOU ONDE ESTÁ HOJE, MAIS PRÓXIMA DA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL?
Cheguei onde estou hoje sonhando e acreditando. Minha fé me leva onde nem imagino, então me deixo guiar por Deus sempre

EMPREENDER É O GLAMOUR QUE TODO MUNDO FALA?
Empreender é fantástico, mas é esforço. O glamour está em se entregar para fazer acontecer. É desafiador e libertador ao mesmo tempo. E isso pra mim é demais!

QUAL DICA VOCÊ DA PARA QUEM QUER BUSCAR MAIS SENTIDO NA SUA VIDA PROFISSIONAL POR ESTAR INSATISFEIT@?
Se está insatisfeito, busque a gratidão verdadeira. Só ela pode transformar a insatisfação e dar sentido

5- Espiritualidade

ESPIRITUALIDADE ESTÁ LIGADO À RELIGIÃO? E SE EU SOU DE UMA RELIGIÃO MUITO CONSERVADORA?
Pode estar ligada, mas não necessariamente.
Espiritualidade é sobre estar conectado com seu verdadeiro ser, com sua essência e em sincronia com o planeta.
Se você está ligado a uma religião, conversadora ou não, precisa fazer sentido para você. E isso você só vai descobrir quando se escutar verdadeiramente.

VOCÊ COMEÇOU, ASSIM COMO EU, A PENSAR NA AREA ESPIRITUAL ANTES DA PIRA HOLÍSTICA ESTAR NA MODA, MAS AMEM POR TERMOS MAIS ACESSO A ISSO HOJE EM DIA. QUAIS FERRAMENTAS VOCÊ USA PARA CONTINUAR SE DESENVOLVENDO NESSA AREA DA VIDA?
Tudo pode ser ferramenta para evoluirmos. Todas as experiências que vivenciamos, boas ou ruins.
Evoluir espiritualmente começa no aqui e agora, como nossos pés na terra, sendo um bom humano e depois se expandido para outros níveis de consciência.
Absolutamente tudo podemos usar ao nosso favor para evoluirmos, mas só conseguimos visualizar as situações como ferramentas quando estamos conscientes e fora do papel de vítima (que nós mesmo nos colocamos).
Além das experiências diárias, também conto com outras ferramentas que me ajudam a me sentir mais conectadas e com a energia elevada, como a energia Reiki, meditação, pratica ioga, mantras, vivências…

PORQUE TER A AREA DA ESPIRITUALIDADE BEM CUIDADA É IMPORTANTE?
A área da espiritualidade é um pilar que está diretamente ligada com a nossa saúde física e mental. Por ser um aspecto não visível, é facilmente deixado de lado. Se você está um caos do lado de dentro, a vida vai estar um caos do lado de fora.
Com a espiritualidade conseguimos acalmar e organizar o lado de dentro, e assim também reflete o lado de fora.
Quanto mais desconectados, mais distrações e problemas.
Quando você está conectado, presente e em sincronia as coisas simplesmente fluem. É claro que acontecem problemas, mas eles não passam a ganhar tanta sua atenção, as preocupações minimizam e o caminho fica mais fácil.
Distante da espiritualidade é como se você se sentisse como um peixe fora da água, se debatendo para não chegar a lugar nenhum. Próximo da espiritualidade, é como se fosse um peixe na água, fluindo e aproveitando as melhores correntes. Você simplesmente sabe que está no caminho certo.

QUE DICA VOCÊ DÁ PARA QUEM ESTÁ PERDIDO, QUEM NÃO SENTE UMA ENERGIA POSITIVA CONSTANTE NA VIDA?
Começa a se ouvindo. Comece agradecendo. É tão simples.
Esteja consciente. E confie no processo. O seu processo é único, não se compare.
E sim, uma roupa que você se sinta bem vai ajudar! Quando você se sente bem consigo, você eleva sua energia e uma coisa vai levado a outra…
Tem vezes que arrumamos a casa de dentro para fora e outras de fora para dentro.

6- Vida Social

Começando pelo Gui:

COMO FOI O COMEÇO DA SUA VIDA SOCIAL? Desde mais novo, sempre estive presente no meio on-line haha desde Irkut, MSN, blog essas coisas e junto com isso, sempre surgia eventos/shows com isso eu fui conhecendo muiiiiiita gente aqui na cidade e tudo foi indo naturalmente!

O QUE MUDOU DE LÁ PRA CÁ? muuuuita coisa, sempre fui meio tímido e tinha medo do que o povo ia falar das coisas que eu tava postando/falando nas redes, mas depois que eu vi a necessidade de dar uma cara ao meu perfil, tudo foi fluindo de maneira mais profissional, convites foram aparecendo, pessoas que eu nunca vi na vida já me pararam na rua (sim, quase morri kkkk) e com isso consegui ficar mais próximo de pessoas desconhecidas que por meio das redes sociais me conhecem muito bem até rs
QUAL DICA VOCÊ DA PARA PESSOAS QUE QUEREM SER MAIS SOCIAVEIS?
a dica mais preciosa é: seja você mesmo, é mais tímido? vai com timidez, gosta de falar muito? Fale muito! As pessoas vão gostar do que você é! Posso dizer por experiência própria, a vida on-line precisa ser bem próxima da vida off-line, pq se não todo mundo vê que tem algo de errado ali e não passa uma verdade! Então em todos os meios sociais, seja sempre você!!!!

E agora a Paola:

COMO FOI O COMEÇO DA SUA VIDA SOCIAL?
Em dezembro de 2016, resolvi divulgar no Instagram um pouco mais do meu estilo de vida. Queria incentivar as pessoas a aderirem à prática esportiva, em especial à corrida, que é a minha paixão, sem se desprender da normal rotina de trabalho e outras atividades

O QUE MUDOU DO SEU COMEÇO ATÉ AGORA? Minha atividade nas mídias sociais tomou corpo e virou profissional. A Paola, atuante na área jurídica desde a época da faculdade, passou a se enxergar com outros olhos e a se permitir ingressar em outras oportunidades de trabalho.

QUAL DICA VOCÊ DA PARA PESSOAS QUE QUEREM SER MAIS SOCIAVEIS? Não pense muito! Faça! Deixe de lado julgamentos que você acredita que as pessoas tenham de você. Trabalhe com seu mental, se conheça. Isso é fundamental!

QUAIS HABILIDADES SÃO MAIS IMPORTANTES NA SUA OPINIÃO PARA CONSEGUIR SE COMUNICAR DA MELHOR FORMA? Fluidez de fala, sinergia, energia e conexão. A comunicação exige conectar-se com o público e com testes, erros, acertos e tempo você descobre qual a melhor forma de impactar! O mais importante: seja sempre você e respeite sua essência! Construa sua credibilidade com base em quem você realmente é!

7- Criatividade

Hoje a Lu lindíssima e talentosíssima, fotógrafa que conheci em Sampa e fez minhas fotos lindas que posto aqui de tempos em tempos, vai falar um pouco sobre criatividade:

O QUE É CRIATIVIDADE PRA VOCÊ?
Criatividade pra mim é conexão consigo e com o mundo. Muitos acreditam que criatividade é algo binário, ou você criativo ou não é, simples assim. No entanto, eu acredito que criatividade é algo que demanda muita dedicação, principalmente de tempo, pois é necessário estudar sobre o tema, entender tudo o que o cerca para poder criar e estar aberto a inúmeras tentativas e erros.

PORQUE É IMPORTANTE TER UM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO?
Quando ficamos absolutamente focados e insistindo em algo, por vezes podemos bloquear e até estagnar na mesma ideia. Por isso, se relacionar com outras pessoas, sair da zona de conforto, descontrair e fazer algo que lhe estimula é essencial para o processo criativo, saindo sempre da rotina. A Rotina tende a nos fazer cair sempre no mesmo lugar.

COMO USA SUA CRIATIVIDADE NO SEU DIA A DIA?
No meu dia a dia a criatividade está essencialmente na conexão com as pessoas, por mais que você se prepare para um ensaio, cada cliente é único. Há uma história linda e emocionante por trás de cada família e até mesmo de marcas, que são construídas pouco a pouco com muitos sonhos envolvidos. Entender todo esse cenário e criar com muita dedicação pra cada projeto é o que mantém a criatividade em alta no meu dia a dia. Nenhum ensaio será igual ao outro, o objetivo é sempre que o algo único que torna cada marca ou família fique evidenciado e claro, sempre se adequando as situações adversas, que acredite, na fotografia acontece o tempo todo .
Há outro viés super importante também que está relacionado que comentei sobre tentativa, erro e muita dedicação. Se preparar para o ensaio fotográfico é fundamental, colocar os pensamentos no papel e sempre que possível testá-los antes. É da onde saem as famosas “gambis” da fotografia, muitas vezes acabamos utilizando recursos nada convencionais e até mesmo “traquitanas” bem simples pra chegar a um resultado específico, tudo pode ser usado pra ajudar na composição da foto e isso amplia lindamente nosso horizonte.

A CRIATIVIDADE TE AJUDA EM ALGUM ASPECTO ALEM DO SEU TRABALHO, COMO?
Criatividade está ligado a tentar olhar o mundo de uma outra forma e isso não é apenas ligado ao trabalho, muda nossa visão sobre tudo que pensamos. O pensar fora da caixinha exige muita dedicação e principalmente saber ouvir outras pessoas e feedbacks, por vezes um tanto desanimadores. É um processo duro e que nunca para, pois quando a sua ideia finalmente chega ao mundo vão ter outras pessoas tentando copiá-la, perdendo o status de criativa. Criatividade é um caminho de persistência.

8- Contribuição Social

A Ju é muito maravilhosa e veio compartilhar um pouco da experiência maravilhosa de vida dela:
“Sempre gostei de fazer pelo outro, de ajudar o próximo, família, uma amiga ou uma pessoa estranha. A felicidade que sinto dentro de mim quando vejo o sorriso no rosto de alguém por receber um gesto solidário ou uma simples gentileza, é um dos melhores sentimentos. A cada dia que passo tenho cada vez mais vontade de fazer o bem para a comunidade, de me doar mais.
Antigamente eu pensava que só poderia contribuir socialmente ou ser solidária, ao dar roupas, brinquedos, livros ser voluntária em alguma instituição. Hoje entendo que contribuir socialmente e ser solidária é muito mais simples e começa no nosso dia a dia.
E ai você me pergunta mas como você faz? É simples, nossas ações diárias fazem toda a diferença, mudar a si mesmo é o primeiro passo. Mudei minha rotina, mudei minha atitude, mudei minha forma de pensar. Hoje sou uma pessoa que vive o momento presente, evito me preocupar e ansiar pelo futuro, por situações que ainda não aconteceram. Hoje sou uma ouvinte melhor, tenho limite de uso de celular, redes sociais, computador em meu dia, passo horas desconectada sem nem pensar se alguém me enviou uma mensagem, se deram “likes” em minhas postagens. Em redes sociais compartilho apenas o que acredito ser positivo, útil e bondoso para as pessoas que possam vir a ler e ou ver o que postei.
Eu aplico uma técnica que aprendi há alguns anos. Fazendo 5 perguntinhas básicas antes de fazer ou falar algo, usando como princípio a palavra “THINK” em inglês pensar. Eu faço essas perguntas para tudo, para aceitar um trabalho, para comprar uma roupa, postar em redes sociais, dar um conselho á alguém… etc…
T – Is it TRUE? É verdade?
H – Is it HELPFUL? É útil?
I – Is it INSPIRING? É inspirador?
N – Is it NECESSARY? É necessário?
K – Is it KIND? É gentil?
Como posso (facilmente) começar a desenvolver esse meu lado?

  1. sorrindo para as pessoas ao caminhar pela rua.
  2. cumprimentando e agradecendo pelo serviço ou produto adquirido.
  3. Em mensagens do whats, em comentários nas redes sociais e ou quando esta entre amigos e familiares respeitar a opinião do outro mesmo que não concorde, ser gentil.
  4. Ser educado em todos os momentos, evitar o uso de palavrões
  5. Não jogar lixo em lugar que não seja a própria lixeira.
  6. Indicar o trabalho ou produto feito por amigos para outros amigos.
  7. Ao ler um artigo ou uma informação que te faça lembrar de alguém e que talvez possa ajudar essa pessoa em seu trabalho, compartilhe com ela e sugira como isso poderia ajudar, sem imposição ou sem esperar que a pessoa faça o que você esta sugerindo.
  8. Ofereça ajuda em alguma atividade em casa, no trabalho, na escola, na comunidade sem esperar nada em troca, (seja pagamento ou mesmo gratidão).
  9. Ser grato pelo que tem.
  10. Falar positivamente das pessoas, usar palavras positivas sobre si mesmo, elogiar as pessoas lembrando-as de suas próprias qualidades.
  11. Não reclamar, não criticar, não julgar, não fofocar, o tempo todo e para todo mundo. Afinal todos temos problemas, dificuldade e obstáculos para enfrentar.
  12. Pratique a empatia e a compaixão. Faça pelo outro o que gostaria que o outro fizesse para você. Seja para o outro, o que você gostaria que o outro fosse para você.
  13. Plante flores e árvores em terrenos abandonados, em sua rua, em sua cidade.
  14. Economize os recursos naturais, afinal também devemos ser solidários com o nosso meio ambiente.
  15. Na hora de comprar roupas, comida, itens para casa, busco sempre por opções locais, artesanais, e caso compre itens de grandes empresas pesquiso para saber se é uma empresa que contribui socialmente, que se preocupa com o meio ambiente e trata seus funcionários com dignidade. Deixei de comprar de muitas marcas por não estarem de acordo com o que eu acredito ser solidário ao mundo.

Se você tem vontade de ser solidário ao próximo, de ser um voluntário, o primeiro passo é pensar quais habilidades você tem que podem ser compartilhadas, qual conhecimento que você possui que possa agregar a vida da comunidade, da instituição, da pessoa que quer ajudar. Ter em mente que qualquer trabalho voluntário deve ser longo e consistente. Participar de uma ação social é bom e fará o bem naquele momento presente, mas não causará uma mudança ou impactará a vida de alguém.

Ser voluntário, ser solidário, é dedicar parte do seu tempo, é fazer algo que te faz feliz, é compartilhar com o outro amor, respeito, conhecimento, experiência. Lembrando que suas ações, seu exemplo poderá e fará a diferença.

Como começar, aprenda um pouco mais sobre si mesmo e como pode ajudar, depois verifique na sua comunidade, bairro, cidade as instituições que precisam da ajuda que você pode oferecer dentro das suas próprias habilidades, disponibilidade de tempo, recursos. Se não tiver nada ao seu redor que faça algo que você gostaria de fazer, então desenvolva um projeto, seja um encontro semanal com crianças, jovens para por exemplo juntar o lixo na praça da cidade, seja para conversar e praticar um outro idioma, e etc… O primeiro passo é mudar a si mesmo, para então poder ajudar o outro.

E tem mais, você pode contribuir com essa história! Ela vai voltar para o projeto lá em Myanmar e está coletando ajudando com uma vaquinha virtual aqui ó – https://www.vakinha.com.br/vaquinha/nutrindo-sonhos-no-myanmar-nurturing-dreams-in-myanmar

9- Família

Hoje o papo é de família,

RECEITINHA DE BOLO PARA SER UMA FAMÍLIA FELIZ?
Descobrindo o que é ser feliz para você e sua família! Tendemos a usar a “forma” de outras pessoas, o que acaba gerando um sofrimento muito grande pela frustração em não se adaptar ou não se encaixar.
Toda família, ou relação, tem a sua própria “forma”, talvez o que seja mais difícil é a construção dela, e esquecemos que esse também é um processo necessário. O mais importante é saber que felicidade não está relacionada ao fato de não brigar, as brigas têm lá a sua importância, elas servem para reajustar aquilo que não estão em acordo e adaptar às opiniões dos indivíduos envolvidos. Mais que isso, ninguém é feliz 100% do tempo e é impossível conseguirmos ser uma família “perfeita”, toda relação é complexa e nem sempre estamos preparados ou dedicados à elas.
Por isso, a felicidade é algo relativo e não vem com uma receita, mas nós podemos (e devemos) criar a nossa própria.

COMO SAIR DO TODO DIA, DO MONÓTONO COM ELES?
Aceitando que a monotonia muitas vezes vai aparecer e está tudo certo!
Quanto mais nos preocupamos em sair da rotina, mais ela se torna insuportável. A rotina também tem seu brilho, ela faz parte de nós, e muitas vezes é necessária para criarmos uma noção de responsabilidade. Mas nem por isso, precisa ser monótona.
Se conseguirmos lidar com a rotina de uma forma positiva, o incomum se torna muito mais valioso e surpreendente.

PRECISA INTERAGIR COM TODO MUNDO DA FAMÍLIA, SER AMIGO DE TODO MUNDO QUE NEM AQUELES FILMES ITALIANOS QUE TODA TARDE DE DOMINGO TEM A MESA DE METROS CHEIA DE GENTE?
Não. Ainda aprendemos que as nossas ligações biológicas são o que há de mais forte em um vínculo, mas ainda são relações.
Relações precisam ser trabalhadas, exigem atenção, tempo, respeito, carinho, e sabemos que não é toda relação familiar que oferece essa troca. Precisamos saber separar e administrar nossas relações familiares, colocando limites, absorvendo aquilo que é válido, oferecendo o que esperamos e também respeitando as limitações de cada um.
Saber que cada um oferece aquilo que tem, faz nos queixar menos, e trabalhar mais em si mesmos.

E a Debs:

RECEITINHA DE BOLO PARA SER UMA FAMÍLIA FELIZ?
Hmmm… Não sei se existe. Eu acredito que a felicidade não tem receita, mora em pequenos momentos e não é uma constante. Eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo com pequenas coisas do tipo… Cinco minutos atrás o Victor estava aprendendo a dar cambalhotas com o pai e a Amélia cantando. As vezes é como se eu saísse desses momentos e visse de fora e sacasse o quão feliz eu sou. Talvez a receita seja estar presente de verdade pra não perder eles.

COMO SAIR DO TODO DIA, DO MONÓTONO COM ELES?
Pra sair da rotina, você precisa, novamente, estar presente pra sacar a oportunidade. Todo mundo gosta de viajar, de presente, de bons restaurantes… Mas sair da rotina pode ser pegar uma rua diferente voltando pra casa, entrar na brincadeira nova que eles aprenderam. E é preciso estar presente nessas oportunidades.

PRECISA INTERAGIR COM TODO MUNDO DA FAMÍLIA, SER AMIGO DE TODO MUNDO QUE NEM AQUELES FILMES ITALIANOS QUE TODA TARDE DE DOMINGO TEM A MESA DE METROS CHEIA DE GENTE?
Não, haha. Sangue não livra a gente de pessoas tóxicas e desprezíveis. Tem gente que eu evito conviver muito, mesmo sendo parente sim, haha. Não precisamos ser amigos de todos o tempo todo. Inclusive acho legal as crianças saberem disso, eles não são obrigados a gostar de quem maltrata ou falta com respeito ou faz coisas desagradáveis. Mas educação não é dispensável nunca haha.

10- Equilíbrio Emocional

E hoje é “só” com a Le, especialista pra falar sobre Equilíbrio Emocional:

COMO TER CONDIÇÃO DE SEGURAR AQUELA BARRA DE SEMPRE?
Não segurando e sabendo que está tudo bem soltar a barra às vezes, ou seja, se você quiser segurar a barra sempre, é como se o músculo falhasse e vai acabar derrubando ela, se você soltá-la no momento que precisa, você sempre conseguirá reergue-la.
A nossa saúde emocional é baseada em equilíbrio, sofrer é tão necessário quanto a felicidade. Ainda temos a ilusão de que precisamos alcançar a plenitude e isso significa estar bem, feliz, completo e sem preocupações. Por isso acabamos sofremos por estar sofrendo.
Permita-se sentir. Ninguém está bem 100% do tempo, nós temos diversos sentimentos, que vão continuar aparecendo, mesmo que você não queira, portanto, aprenda a conviver com eles, ao invés de lutar contra, sinta no momento que deve sentir, respeitando você e seus sentimentos.

DICA DE EXERCÍCIOS/PRÁTICAS PARA TER MAIS PLENITUDE QUANDO O CAOS VIER?
Terapia!! Hahaha brincadeiras à parte, quando você conhece melhor e aprende sobre o seu funcionamento, entende que vai passar por muitas fases na vida, e que em todas elas haverão desafios e momentos muito difíceis.
Plenitude muitas vezes é relacionada com a palavra “controle”, e não temos como controlar tudo na vida, o treino é diário para que possa agir mais consciente e saber administrar melhor as situações quando ocorrem, sabendo o que gera em você esse sentimento e enxergando as possibilidades existentes. Porque quando estamos mergulhado em uma situação, dificilmente enxergamos o contexto como um todo e mais difícil fica de lidarmos com isso.
Exercício:
1.Observe sem julgar os seus próprios comportamentos (não o dos outros, deixe essa preocupação com eles), você vai começar a perceber coisas importantes sobre você, se abra para isso.
2.Tente enxergar a situação de fora, de cima, olhe pra si como um observador, SEM JULGAR, a probabilidade de enxergar novas possibilidades é muito maior.

O QUE POSSO FAZER PARA GOSTAR MAIS DA MINHA COMPANHIA SEM PARECER LOUCA?
Sendo louca.
Nosso conceito de loucura está relacionado ao que é esperado pela sociedade. E você sabe o que a sociedade quer não é? E na maioria das vezes, o que ela espera, não está nada alinhado com o que você quer. Então… seja louca! Tendemos a supervalorizar as pessoas que estão à nossa volta, admirar e querer ser como elas. Esquecemos de olhar para as nossas caraterísticas e aceita-las antes de aprimorarmos o que é necessário.
Quantas mulheres buscam terapia para melhorar e desenvolver, e a maior dificuldade é entender que auto valorizar-se não é ruim e nem egoísmo, é necessário para a manutenção e alcance do equilíbrio emocional. É entender e aceitar nosso próprio “modus operandi” para adaptar e modificar o que realmente é necessário.
Da mesma forma que você oferece amor para as pessoas, também precisa se encher de amor, e você é capaz disso. Preencha-se de amor, pare de esperar que as pessoas façam isso por você.

E acabouuuu os posts lindos de todo mundo que agregou, que se doou um pouquinho, que compartilhou muito com todos vocês! Espero que tenham gostado e que tenha ajudado um pouquinho cada um que seja 🙂

Author: Cris Jacomél

Consultora de Imagem, formada também em Administração e Marketing. Decidi mudar um pouco o rumo da minha profissão e ir em busca do que realmente amo, do meu propósito, ajudar as pessoas a enxergarem sua beleza interior e exterior. Faço isso através do blog e das minhas consultorias online.